O-Sensei - Fundador do Aikido
" ferir o seu adversário é machucar a si mesmo. Controlar a sua agressão sem lesar o oponente é o verdadeiro aikido - a arte da paz. "
Morihei Ueshiba
Aikido
O Aikido é uma arte marcial japonesa não competititva, criada e desenvolvida por Morihei Ueshiba, que envolve projeções e torções derivadas do Aiki-jutsu e Kenjutsu - técnicas de espada.
O Aikido foca na neutralização do atacante, através do redirecionamento do ataque sem violência. Esta arte marcial procura usar o movimento do atacante contra ele mesmo.
Sendo considerado um Budô, ou caminho da arte marcial, o Aikido enfatiza também o desenvolvimento pessoal e espiritual.
O caminho do Aikido
Samurais lutando com espadas
As Artes Marcias no Japão não são apenas para a guerra. Um dos componentes mais importantes de Aikido é a filosofia, que busca somente a paz de espírito. O caminho que leva a esse fim, através de intermináveis horas de treinamento e de repetição constante dos movimentos até chegar na perfeição, chama-se Budô.
No Aikido, o avanço nesse caminho está representado através da evolução na graduação, no avanço técnico, mental e até espiritual. Obviamente, a alta graduação não significa excelência na arte. O domínio da mecânica da técnica é somente o primeiro passo. O primeiro passo, de uma jornada interminável.
Uma postura humilde e consciente das próprias limitações técnicas ensina e reforça no praticante o conceito de que sempre existe algo mais para aprender. Quanto mais estudamos, mais claro fica a nossa ignorância, precisamos estudar cada vez mais.
Casas com telhados de neve na noite
Movimentos no Aikido
Irimi nage - movimento de entrada direta e projeção
Kokyu nage - movimento de re-direcionamento do ataque
Shiho nague - defesa com projeção do atacante